Please reload

Posts recentes

O MÉTODO GDS E SEUS ARQUÉTIPOS

19.04.2011

1/2
Please reload

Posts em destaque

Uma história escrita no corpo e na vida, com um alfabeto de cadeias musculares

11.03.2017

 

Este ano fazem 20 anos que minha vida mudou para sempre.

 

Em 1997 conheci os grandes mestres da minha jornada, Philippe Campignion e Godelieve Denys-Struyf.

 

Nos dois anos precedentes, já vinha flertando com o método GDS através da encantadora abordagem de Ivaldo Bertazzo, mas foi o encontro com os grandes criadores, em especial o gênio da biomecânica Philippe Campignion, que mudou meus rumos pelo resto dos meus dias.

 

 

 

 

 

Com o passar de todos estes anos, estive na linha de frente de muitos projetos importantes: a criação da APGDS-Brasil, a construção e consolidação da Formação em Cadeias Musculares e Articulares GDS no Rio de Janeiro, a contribuição para promover o método em uma escala nacional cada vez mais expressiva. Sempre ao lado de Philippe e Lori Campignion e de toda uma equipe extraordinária que permanece ao meu lado até hoje.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Em 1998, Lori Campignion chegou a me acenar com a possibilidade de partir para o outro lado do oceano, onde poderia trabalhar como assistente…. A saudosa Régine Hubeaut também me abriu estas portas, com seu lindo sorriso e seu colo sempre aconchegante…

 

 

 

 

Mas minha missão estava no Brasil, onde me casei, tive um filho e finquei minhas raízes. Sofri críticas veementes, na época, por não ter "aproveitado esta oportunidade”, mas eu sabia exatamente o que era bom pra mim naquele momento.

 

Pouco depois, em 2000, Philippe Campignion começou a formar outros professores para auxiliá-lo, a começar por Bernard Valentin e Dominique Chaland. Lembro como se fosse hoje, eu estava indo pra Teresópolis com a Lori, quando ela me contou que Philippe começava a preparar o Bernard como seu primeiro assistente.... O processo de expansão se iniciava!

 

 

 

 

 

Passaram-se 10 anos daquele primeiro instante… Em 2007, aconteceu o I Congresso Internacional APGDS em Granada. Foi a última vez que vi Godelieve Struyf com vida, e o contato não poderia ser mais emocionante e significativo para mim. A mestra me abraçou e disse: “Você compreendeu. Você está pronta. Você precisa ensinar. Eu tenho que conversar sobre isso com Philippe”. 

 

 

 

 

E foi neste mesmo dia que Philipe Campignion me convidou a iniciar a trajetória de professora, 10 anos atrás. De lá pra cá, acabei gerando muitos outros "filhos", além daquele primeiro que, efetivamente, saiu da minha barriga: os cerca de 300 alunos que passaram por mim ao longo da Formação, e que continuam se reciclando em meus grupos de estudo, nos cursos de pós-formação e, certamente, me enchendo de orgulho.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Nos últimos anos, Philippe vem preparando toda uma equipe de novos professores na França, para ajudá-lo a dar conta de uma demanda de cursos que não para de crescer, tanto na Europa como em outras partes do mundo. Para mim, é uma honra imensa figurar ao lado de profissionais tão competentes, no quadro de professores do Centre de Formation Philippe Campignion.

 

Em novembro, levarei mais um grupo de brasileiros a Camblain l’Abbé, para vivenciar um pouco da sensação de lar, de chão, de raiz, que sinto quando estou lá. As cadeias musculares e articulares GDS são um dos grandes pilares de sustentação da minha existência, não apenas por representarem minha escolha profissional. Este trabalho e as relações que estabeleci através dele me definem como pessoa, tudo isso é parte de quem eu sou.

 

 

 

 

 

Philippe Campignion é minha referência profissional mais importante. Mas o casal Campignion, Philippe e Lori, são meu norte e minha referência em grande parte das atitudes e das decisões que tomo em minha vida, de forma bem mais ampla. Essa confiança inabalável, somada ao apoio irrestrito do meu grande parceiro em todas as esferas, o incansável Alexandre de Mayor, me impulsionam a superar cada obstáculo que se interponha em meu caminho, por vezes bastante acidentado…

 

 

 

Por isso, faço um brinde ao casal Campignion e ao que eles representam em minha história. Faço um brinde a estes 20 anos de parceria e a todos os frutos que ainda espero que colhamos juntos por muitos anos mais.

 

Que nossas relações estejam sempre encadeadas, com harmônicas passagens de tensão e a eterna busca da pentacoordenação.

 

 

 

 

 

A todos aqueles que fazem parte desta história, minha admiração, minha gratidão, meu profundo afeto.

 

 

Please reload

Me siga !