top of page

Uma história escrita no corpo e na vida, com um alfabeto de cadeias musculares

Este ano fazem 20 anos que minha vida mudou para sempre.

Em 1997 conheci os grandes mestres da minha jornada, Philippe Campignion e Godelieve Denys-Struyf.

Nos dois anos precedentes, já vinha flertando com o método GDS através da encantadora abordagem de Ivaldo Bertazzo, mas foi o encontro com os grandes criadores, em especial o gênio da biomecânica Philippe Campignion, que mudou meus rumos pelo resto dos meus dias.

Godelieve Denys Struyf, Bruxelas 1999

Philippe Campignion, Bruxelas 2010

Com o passar de todos estes anos, estive na linha de frente de muitos projetos importantes: a criação da APGDS-Brasil, a construção e consolidação da Formação em Cadeias Musculares e Articulares GDS no Rio de Janeiro, a contribuição para promover o método em uma escala nacional cada vez mais expressiva. Sempre ao lado de Philippe e Lori Campignion e de toda uma equipe extraordinária que permanece ao meu lado até hoje.

Mais uma turma que se forma no Rio de Janeiro...

Congresso Postura e Movimento, Porto Alegre 2016

Congresso Postura e Movimento, Porto Alegre 2016

Equipe de ensino Rio de Janeiro

Em 1998, Lori Campignion chegou a me acenar com a possibilidade de partir para o outro lado do oceano, onde poderia trabalhar como assistente…. A saudosa Régine Hubeaut também me abriu estas portas, com seu lindo sorriso e seu colo sempre aconchegante…

Régine Hubeaut, Paris 2011

Lori Campignion, Congresso APGDS em Granada, 2007

Mas minha missão estava no Brasil, onde me casei, tive um filho e finquei minhas raízes. Sofri críticas veementes, na época, por não ter "aproveitado esta oportunidade”, mas eu sabia exatamente o que era bom pra mim naquele momento.

Pouco depois, em 2000, Philippe Campignion começou a formar outros professores para auxiliá-lo, a começar por Bernard Valentin e Dominique Chaland. Lembro como se fosse hoje, eu estava indo pra Teresópolis com a Lori, quando ela me contou que Philippe começava a preparar o Bernard como seu primeiro assistente.... O processo de expansão se iniciava!

Bernard Valentin, Rio de Janeiro, 2009

Dominique Chaland, Rio de Janeiro 2011

Passaram-se 10 anos daquele primeiro instante… Em 2007, aconteceu o I Congresso Internacional APGDS em Granada. Foi a última vez que vi Godelieve Struyf com vida, e o contato não poderia ser mais emocionante e significativo para mim. A mestra me abraçou e disse: “Você compreendeu. Você está pronta. Você precisa ensinar. Eu tenho que conversar sobre isso com Philippe”.

Godelieve Denys Struyf, 2007

E foi neste mesmo dia que Philipe Campignion me convidou a iniciar a trajetória de professora, 10 anos atrás. De lá pra cá, acabei gerando muitos outros "filhos", além daquele primeiro que, efetivamente, saiu da minha barriga: os cerca de 300 alunos que passaram por mim ao longo da Formação, e que continuam se reciclando em meus grupos de estudo, nos cursos de pós-formação e, certamente, me enchendo de orgulho.

Rio de Janeiro, 2013

Inauguração da Kiné Barra, 2016
Grupo de estudos, 2012

Alunas se tornam amigas, se tornam filhas....

Amigas se tornam irmãs, se tornam parceiras....

Nos últimos anos, Philippe vem preparando toda uma equipe de novos professores na França, para ajudá-lo a dar conta de uma demanda de cursos que não para de crescer, tanto na Europa como em outras partes do mundo. Para mim, é uma honra imensa figurar ao lado de profissionais tão competentes, no quadro de professores do Centre de Formation Philippe Campignion.

Em novembro, levarei mais um grupo de brasileiros a Camblain l’Abbé, para vivenciar um pouco da sensação de lar, de chão, de raiz, que sinto quando estou lá. As cadeias musculares e articulares GDS são um dos grandes pilares de sustentação da minha existência, não apenas por representarem minha escolha profissional. Este trabalho e as relações que estabeleci através dele me definem como pessoa, tudo isso é parte de quem eu sou.

Camblain l'Abbé, 2015

Camblain l'Abbé, 2015

Philippe Campignion é minha referência profissional mais importante. Mas o casal Campignion, Philippe e Lori, são meu norte e minha referência em grande parte das atitudes e das decisões que tomo em minha vida, de forma bem mais ampla. Essa confiança inabalável, somada ao apoio irrestrito do meu grande parceiro em todas as esferas, o incansável Alexandre de Mayor, me impulsionam a superar cada obstáculo que se interponha em meu caminho, por vezes bastante acidentado…

O mais importante...

Por isso, faço um brinde ao casal Campignion e ao que eles representam em minha história. Faço um brinde a estes 20 anos de parceria e a todos os frutos que ainda espero que colhamos juntos por muitos anos mais.

Que nossas relações estejam sempre encadeadas, com harmônicas passagens de tensão e a eterna busca da pentacoordenação.

O casal Campignion, Camblain l'Abbé 2013

A todos aqueles que fazem parte desta história, minha admiração, minha gratidão, meu profundo afeto.

Criadores do método e fundadores das APGDS, Granada 2007
Posts em destaque
Posts recentes
Arquivo
Tags
Me siga !
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
  • LinkedIn Social Icon
  • Pinterest Social Icon
bottom of page