Please reload

Posts recentes

O MÉTODO GDS E SEUS ARQUÉTIPOS

19.04.2011

1/2
Please reload

Posts em destaque

CADEIAS MUSCULARES E ARTICULARES - MÉTODO GDS

 

Apresentar o tema Cadeias Musculares e Articulares - Método GDS para discussão neste Blog é uma grande responsabilidade. Primeiramente, preciso me apresentar. Meu nome é Alexandre de Mayor ... Sou fisioterapeuta e educador físico, membro diretor da associação de praticantes do Método GDS no Brasil e integrante da equipe de professores da formação internacional. Especialista em terapia intensiva e em saúde pública na área de envelhecimento e saúde do idoso.

 

Se por um lado pode parecer ser uma tarefa fácil escrever semanalmente sobre um assunto que faz parte da minha vida, por outro, é um grande desafio alcançar um público bastante diversificado.

 

Acredito que conseguirei atrair a curiosidade de vocês com o que vou abordar e, desde já, me prontifico para esclarecer quaisquer dúvidas. Progressivamente, será feito o link com o esporte, atividade física, patologias ligadas ao esporte e outros assuntos afins.

 

Então vamos começar !

 

O Método GDS de Cadeias Musculares e Articulares é um método global de fisioterapia e de abordagem biomecânica e comportamental, que atua na prevenção, no tratamento e na manutenção da boa organização corporal.



 

Criado e desenvolvido pela fisioterapeuta e osteopata belga Godelieve Denys Struyf, nas décadas de 60 e 70, o método visa uma leitura precisa do gesto, da postura e das formas do corpo, favorecendo uma abordagem individualizada.

 O método GDS trabalha com o conceito de que nossa atitude postural e a forma de nosso corpo deriva de uma multiplicidade de fatores, desde a genética até o psiquismo e o comportamento. Há seis famílias de músculos que dão ao corpo a possibilidade de se expressar. A cada uma destas famílias corresponde uma tipologia psicocorporal. Entretanto, elas podem, em consequência de uma constância de tensão, aprisionar o corpo em uma determinada tipologia, dificultando sua adaptabilidade mecânica e comportamental e tornando-se, então, fonte de sofrimento. Neste momento, configuram-se no corpo os encadeamentos musculares e a liberdade do gesto fica comprometida.



 

A proposta do Método GDS é a leitura precisa dessa linguagem a fim de determinar os meios de desfazer essa prisão muscular para que o corpo possa reencontrar a liberdade de movimentos e de expressão. A partir da leitura das marcas morfológicas e da delimitação do terreno de predisposições, adota-se um procedimento terapêutico de equilíbrio das tensões entre as cadeias musculares, possibilitando o ajustamento ósteo-articular, a reestruturação da função e a reorganização corporal, como resultado do aprendizado do gesto correto e justo.

 

No próximo encontro apresentarei a vocês Godelieve Denys Struyf, seu percurso e algumas influências que deram origem ao Método. 

 

Um abraço,

Alexandre de Mayor

 

 

Please reload

Me siga !
Please reload