A KINÉ CENTRO DE FORMAÇÃO é a instituição responsável pela formação no Conceito das Cadeias Musculares e Articulares GDS no Rio de Janeiro. Nossos cursos são filiados ao Centre de Formation Philippe Campignion (CFPC), na França, de quem somos os únicos representantes oficiais no Rio de Janeiro. Nossa diretora Renata Ungier faz parte do comitê científico e ético do CFPC, participando ativamente, ao lado de Philippe Campignion, da elaboração de programas de curso e formação de professores para a equipe docente.
Os alunos que cursam a formação completa recebem o certificado do CFPC-França. Oferecemos também cursos de extensão, presenciais e online.
A formação se desenvolve em diferentes modalidades, algumas restritas a fisioterapeutas e outras destinadas a todos os profissionais de saúde, movimento e educação.
Desenvolvido a partir dos anos 70, pela fisioterapeuta belga Godelieve Denys-Struyf e o francês Philippe Campignion, o conceito das Cadeias Musculares e Articulares GDS se caracteriza pela percepção do ser humano em seus múltiplos aspectos, buscando entender as dores e disfunções dos ossos, músculos e articulações dentro de um contexto ampliado. Desta forma, são tratadas as causas do problema, trazendo benefícios duradouros e consistentes. A observação global permite ainda atuar de forma preventiva, pois buscamos compreender os diferentes terrenos que podem favorecer o aparecimento das lesões.
Você conhece as Cadeias Musculares e Articulares GDS? O conceito GDS se define pela precisão anatômica, pelo aprofundamento da análise biomecânica, pelo refinamento da observação, pela globalidade do olhar e pela individualização da abordagem.
Os depoimentos destes 6 profissionais altamente diferenciados são o retrato de como a Formação GDS vem impactando, há mais de 10 anos, a carreira de fisioterapeutas de todo o Brasil.
Este curso tem o objetivo de apresentar uma outra perspectiva da biomecânica humana.
Godelieve Denys Struyf e Philippe Campignion entendiam que a globalidade que tanto buscamos em nossas práticas profissionais não podiam se restringir apenas aos aspectos mecânicos.
O que vem a ser um comportamento postural ?
Durante o nosso curso, você terá a oportunidade de correlacionar as experiências adquiridas em suas formações anteriores aos conceitos de Cadeias Musculares e Articulares GDS. Acreditamos que, ao final do curso, você conseguirá ampliar o olhar sobre as diferentes morfologias e formas de organizações corporais. Por esta razão, poderá propor estratégias de trabalho que busquem a reeducação global do movimento para a construção de uma fisiologia postural mais justa e adaptável.
Curso híbrido
Teoria online (gravada na plataforma Hotmart) e prática presencial
Liberação do conteúdo digital:
21 de AGOSTO de 2024
Módulo prático presencial
21 e 22 de SETEMBRO de 2024 - Rio de Janeiro - RJ
Endereço : Av. Ataulfo de Paiva 135 sala 701. Leblon
edifício Cidade do Leblon
. Horário : 09:00 às 18:00
Pré-requisito: Ciclo de Introdução e Noções Básicas com graduação em fisioterapia.
Nessa 2ª fase da formação nos Aspectos Biomecânicos, aprofundaremos temas específicos de cada Cadeia Muscular.
O aluno desenvolverá um raciocínio clínico biomecânico, a partir da avaliação morfológica e dos terrenos fisiopatológicos. Os objetivos da prática terapêutica são: apresentar estratégias próprias do Método, ampliar o repertório e a precisão de manobras mecânicas em terapia manual e, correlacionar o aprendizado adquirido com as experiências particulares de tratamentos.
Ao final do curso, o aluno será capaz de avaliar a relação sintoma, causa e efeito, escolhendo um “fio condutor” de estratégia com maior clareza das ações empregadas.
. Módulo I - cadeia AL: 29 de setembro a 01 de outubro de 2022
. Módulo II - cadeia PL: 24 a 26 de novembro de 2022
. Módulo III - cadeia AM: 26 a 28 de janeiro de 2023
. Módulo IV - cadeia PM: 23 a 25 de março de 2023
. Módulo V - cadeia PA e AP: 18 a 20 de maio de 2023
. Módulo VI - Testes e análises: 29 de junho a 1 de julho de 2023
Pré-requisito: Conclusão do ciclo de Biomecânica GDS – Fisiopatologia e terapia manual.
Nessa última etapa da formação dos Aspectos Biomecânicos GDS, teremos a oportunidade de observar diversos acordos mecânicos que ocorrem entre as Cadeias Musculares por diferentes regiões do corpo.
O aluno poderá aplicar um raciocínio clínico de forma bem mais ampliada, uma vez que será capaz de correlacionar diferentes sintomas com as marcas fisiopatológicas encontradas. A avaliação da morfologia e a compreensão das relações de controle-complementaridade segmentares são cruciais para a diferenciação das estruturas que são verdadeiramente causais e, por isso, necessitam de uma reorganização mecânica, daquelas que são reativas e, em muitos casos, são a sede dos sintomas.
Ao final do curso, o aluno será capaz de avaliar diferentes situações clínicas e definir estratégias de tratamento segmentares que garantam o funcionamento mecânico e psicocorporal em sua globalidade.
. Módulo I – A Pelve: 21 a 23 de setembro de 2023
. Módulo II – Os Membros Inferiores: 30 de novembro a 2 de dezembro de 2023
. Módulo III – O Tronco: 25 a 27 de janeiro de 2024
. Módulo IV – A Coluna Cervical e os Membros Superiores: 4 a 6 de abril de 2024