top of page
Imagem tipologias.jpg

CADEIAS MUSCULARES E ARTICULARES – MÉTODO GDS

 

 

 

    Apresentar o tema Cadeias Musculares e Articulares - Método GDS para discussão é uma grande responsabilidade. Primeiramente, preciso me apresentar. Sou fisioterapeuta, profissional de Educação Física e diretor da Kiné Clínica de Fisioterapia e Centro de Formação. Faço parte da equipe de professores da Formação GDS no Rio de Janeiro, especialista em terapia intensiva e em saúde pública na área de envelhecimento e saúde do idoso.

 

    Se por um lado pode parecer ser uma tarefa fácil escrever semanalmente sobre um assunto que faz parte da minha vida, por outro, é um grande desafio alcançar um público bastante diversificado. Por essa razão, gosto de citar uma frase de Albert Einstein: "se você não pode explicar de um jeito simples, você não entendeu bem o suficiente".

 

    Acredito que conseguirei atrair a sua curiosidade com a forma de raciocínio psicocorporal do Método. Desde já, me prontifico para esclarecer quaisquer dúvidas.

 

    Então vamos começar !

 

 

    O Método GDS de Cadeias Musculares e Articulares é um Método global de fisioterapia e de abordagem biomecânica e comportamental, que atua na prevenção, no tratamento e na manutenção da boa organização corporal.

 

    Criado a partir dos anos 70, pela fisioterapeuta belga Godelieve Denys-Struyf e desenvolvido em seus Aspectos Biomecânicos pelo francês Philippe Campigniono Método visa uma leitura precisa do gesto, da postura e das formas do corpo, favorecendo uma abordagem individualizada.

 

    O Método GDS trabalha com o conceito de que nossa atitude postural e a forma de nosso corpo deriva de uma multiplicidade de fatores, desde a genética até o psiquismo e o comportamento. Há seis famílias de músculos que dão ao corpo a possibilidade de se expressar. A cada uma destas famílias corresponde uma tipologia psicocorporal. Entretanto, elas podem, em consequência de uma constância de tensão, aprisionar o corpo em uma determinada tipologia, dificultando sua adaptabilidade mecânica e comportamental e tornando-se, então, fonte de sofrimento. Neste momento, configuram-se no corpo os encadeamentos musculares e a liberdade do gesto fica comprometida.

 

    A proposta do Método GDS é a leitura precisa dessa linguagem a fim de determinar os meios de desfazer essa prisão muscular para que o corpo possa reencontrar a liberdade de movimentos e de expressão. A partir da leitura das marcas morfológicas e da delimitação do terreno de predisposições, adota-se um procedimento terapêutico de equilíbrio das tensões entre as cadeias musculares, possibilitando o ajustamento ósteo-articular, a reestruturação da função e a reorganização corporal, como resultado do aprendizado do gesto correto e justo. 

 

Logo abaixo, segue um vídeo produzido por Renata Ungier, Fisioterapeuta MSc, Coordenadora da Formação GDS Rio de Janeiro.

Você conhece as Cadeias Musculares e Articulares GDS?

 

O conceito GDS se define pela precisão anatômica, pelo aprofundamento da análise biomecânica, pelo refinamento da observação, pela globalidade do olhar e pela individualização da abordagem.

Renata Ungier

No próximo encontro apresentarei Godelieve Denys-Struyf, seu percurso e algumas influências que deram origem ao Método. 

 

 

    Um abraço,

    Alexandre de Mayor

Os depoimentos destes 6 profissionais altamente diferenciados são o retrato de como a formação GDS vem impactando, há mais de 10 anos, a carreira de fisioterapeutas de todo o Brasil.
 

CURSO Introdução e Noções Básicas GDS

bottom of page